sábado, 12 de abril de 2014

Top 7 - Aplicativos do Windows XP

Quem é que não se lembra da primeira vez que viu aquela paisagem da colina verde do Windows XP? Sem dúvida que o Windows XP abriu as portas para o futuro da Microsoft. , Aqui deixo os 10 programas que eu mais usava ou simplesmente gostava de usar no Windows XP.
NOTA: Estes programas não são necessariamente exclusivos do Windows XP, mas sem dúvida que todos nós os usávamos.

7. Voz (Speech) - Microsoft SAM

Duvido que muitos tenham usado a função de Voz. Mas é certo que quem usou se lembra do nosso amigo SAM. Este aplicativo não tinha nada de especial, mas se usado "convenientemente" era dos programas mais engraçados que um miúdo de 9 a 12 anos podia utilizar. 
Tinha a utilidade de mostrar se o som do computador estava disponível, no entanto a capacidade de se editar um texto ou aumentar a velocidade do som tornavam esta aplicação num verdadeiro brinquedo.



 

6. Gravador de áudio Sndrec 32.
Era um excelente gravador de áudio. Este simples programa permitia gravar áudio. Ainda me lembro de fazer gravações de anedotas do Bin Laden e do Saddam Hussein e aumentar ou diminuir o pitch (tom da voz) e velocidade do som. Apesar de simples e pouco notado por muitos conseguia divertir aqueles que tinham um microfone durante um bom bocado.
Agora, as novas versões do Windows, apesar de terem um Gravador de áudio, este é bastante simples, sendo impossível alterar o pitch, inverter as palavras e até mesmo editar as gravações directamente.
Boas notícias: É possível fazer download deste programa.




5. 3D Pinball Space Cadet

Ora aqui está um jogo que divertiu imensas pessoas especialmente nos momentos em que a conexão à internet era impossível. Poucos são aqueles que abdicavam desligar o seu computador sem jogar pelo menos uma vez este jogo. 
Foi desenvolvido em 1995 e infelizmente foi no Windows XP que vimos este poderoso jogo pela última vez.





4. Paint

O paint foi para muitos miúdos como eu o único motivo para ligar o computador. Novamente, quando as conexões à rede estavam indisponíveis era o Paint que preenchia o tempo.
E os desenhos que se faziam eram sempre ridiculos: Riscos e padrões incertos, animais mal desenhados, bandas desenhadas com bonecos desfigurados...

A verdade é que o fundo do ambiente de trabalho era trocado pelo desenho mais  bonito e durante uma semana eramos obrigados a observar aquela fatelice sempre que se ligava o computador.




3. Windows Movie Maker

Dos poucos vídeos que tinhamos disponíveis no computador, muitas vezes quem usou este programa tinha um único propósito: Fazer um vídeo com uma compilação das selfies que possuia no pc ou das imagens que tinha desenhado no paint.
A verdade é que quando se descobriu que se podia aplicar a funcionalidades do sndrec32 (gravador de áudio) ao windows movie maker os produtos finais começaram a ficar cada vez melhores.



2. Windows Media Player

Quem é que não se lembra das 3 principais músicas que acompanhavam o Windows XP?Eram elas a New Stories - HighWay Blues, Like Humans Do - David Byrne e parte da incontemporânea sinfonia nº9 de Beethoven.
E que melhor programa para ouvi-las que o Windows Media Player. Este excelente programa permitia ripar as músicas de CDs, ouvir músicas e ver vídeos e filmes e ainda era possível mudar a máscara do Player. Sem dúvida que este programa ainda faz parte das nossas vidas, mas quem se lembra da versão do XP ativa o seu senso de nostalgia.








1. Windows Messenger

De toda esta lista foi o último programa que comecei a usar e sem dúvida que foi das melhores coisas que me aconteceu na vida virtual. Este programa não só permitia comunicar com amigos de longe (e eu sempre vivi longe dos meus amigos, especialmente sempre que mudava de localidade) mas também jogar jogos (Damas, Draga Minas, UNO, Bejeweld, Reversi...) , enviar documentos, músicas e fotografias. 

Ainda me lembro de saber quase de cor as horas que os meus amigos entravam ou saiam e das longas conversas que tive, as quais seriam impossíveis dada a minha distância de muitos dos meus amigos.


Este programa teve imensas versões, números e bastntes unificações. Começou com o nome de Windows Messenger e vinha pré-instalado no  Windows XP. De seguida houve uma união com o MSN, surgindo o MSN messenger, que mais tarde se passou a chamar Windows Live Messenger.

A evolução que acompanhei deste "mensageiro instântaneo" foi muito positiva e foi com tristeza que alguns anos depois este programa saiu do ar...

Infelizmente (ou não tanto para muitos) foi substituido pelo Skype. Devo confessar que o facebook me fez deixar de usar o Windows Live Messenger, no entanto foi quando notei que iam terminar com o mesmo que eu fiz de tudo para o voltar a usar. Acredito que o facebook além de quase ter extinto as redes sociais hi5 e orkut, fez com que o windows live Messenger deixasse de ser usado tão frequentemente. 


 Em Abril de 2013 este programa tornou-se desfuncional; sempre que alguém o instala, inicia uma "auto-instalação" do programa Skype. Qualquer fiel utilizador do Windows XP ainda pode encontrar a versão 4.0 pré-instalado nesse sistema operativo. (Apesar do Windows XP estar a chegar ao seu Terminus).


No entanto, agora é possível reinstalar o WINDOWS LIVE MESSENGER utilizando o WINDOWS REVIVER 2. Proponho a fazermos campanha para voltar a trazer de volta o Windows Live Messenger. Não deixem de reinstalar este fantástico programa de novo!

Deixo aqui o link para fazerem download, caso queiram: http://messenger-reviver-2.softonic.com.br/universaldownloader-launch







Digam nos comentários se concordam com  a lista e digam qual o programa do Windows XP que mais vos marcou.
Peace out, 

André Gabriel

Sem comentários:

Enviar um comentário