quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Não te deixes enganar! [1] - Falácias

Na nossa vida seremos sempre abordados com argumentos. No entanto, muitas vezes nem todos esses argumentos possuem consistência. Quando isso acontece dizemos que o raciocínio é ilógico ou falacioso.
Uma falácia é pois uma falha no raciocínio lógico: É um argumento de mentirinha. Um bom argumento é desprovido de falácias, enquanto os argumentos fracos tendem a usar falácias para parecerem mais fortes. E muitas vezes somos iludidos a pensar em coisas que não têm lógica nenhuma.
Para isso é importante encarar o argumento como um todo e analisá-lo quanto à sua lógica para que não se caia em erro.
Nesta série pretendo dar a conhecer algumas das falácias lógicas mais usadas.







1. Straw man (Homem de palha ou Espantalho)
Quando se pretende deturpar ou exagerar um argumento dado por outra pessoa, tornando-o até risível, para que seja facilmente contestável.

Exemplo:
- O João disse que seria sensato gastar mais dinheiro com a saúde e a educação. O Carlos contestou dizendo estar surpreso com o modo como o João odiava o seu país, deixando-o indefeso devido aos cortes que seriam feitos ao exército em detrimento da saúde e da educação.



2. Black-or-white (A Falsa dicotomia ou Falso dilema)
São sugeridas duas alternativas como as duas únicas hipóteses, quando de fato há mais que essas duas.

Exemplos:
- As pessoas ou gostam de cães ou de gatos. Tu és uma pessoa de cães ou de gatos?
- Almoçaste um prato de carne ou de peixe?
- Eu sou o supremo líder deste país e quem não está do meu lado, é meu inimigo!



3. Ad Hominem
Atacar o oponente devido aos seus traços pessoais, tentando destruir qualquer argumento que tenha alegado, ainda que não seja falacioso.

Exemplos:
- Assim que a Gertrudes acabou o seu raciocínio, Samuel, o seu oponente disse que os seus argumentos não tinham qualquer fundamento uma vez que esta ainda não era casada e tinha um historial de problemas com drogas.



4. Apelo à autoridade
Afirmar algo porque alguém importante ou autoritário disse isso.

Exemplos:
- A Joana comprou quantidades astronómicas de um determinado medicamento homeopático, porque um farmacêutico, daqueles que aparecem nos programas da tarde, disse que era excelente contra dores de cabeça, dores de estômago, hemorragias e dores uterinas.
- A Maria Luísa dizia que as bananas não eram o produto de cruzamentos seletivos pela história da agricultura, porque o seu mentor espiritual, Ray Comfort, dizia que Deus as tinha criado como as vemos hoje.
- O Tiago afirmava de forma veemente que os ornitorrincos não punham ovos porque um seu amigo, formado em Biologia, lhe disse isso.




Não percas o próximo post e entretanto Não te deixes enganar!

Peace out, 
André Gabriel

Sem comentários:

Enviar um comentário