sábado, 21 de junho de 2014

Caraterísticas do Cancro

Existem traços que nos permitem comparar uma célula normal de uma célula cancerígena.
Os cancros ocorrem devido a mutações em protoncogenes e genes supressores de tumores. Estudar essas mutações pode ser útil na compreensão das diferenças entre células normais e células cancerígenas.

1) O sinal de crescimento é autónomo
Células normais:
O crescimento ocorre devido a fatores de crescimento externos.
Células cancerígenas:
As células cancerígenas podem produzir substâncias que atuam como estimuladores de crescimento autócrinos (isto é, que atuam sobre si próprias).

2) Evasão aos sinais de inibição celular
Células normais:
A maioria das células do organismo não se encontra em divisão celular contínua. Isto acontece devido a um sinal inibidor contínuo que impede que as células se multipliquem.
Células cancerígenas:
Este tipo de células não responde aos sinais de inibição de crescimento, muitas vezes devido a mutações que alteram as proteínas ligadas à inibição do crescimento.

3) Evasão à morte celular programada (Apoptose)
Células normais:
Células em excesso, senescentes ou submetidas a um determinado stress (danos no DNA, espécies reativas de oxigénio, parasitadas por vírus, desidratadas…) no organismo ativam um mecanismo natural de morte celular.
Células cancerígenas:
Dá-se uma perda dos reguladores apoptóticos e as células cancerígenas não conseguem ativar o mecanismo de morte. É por isso que dizemos que as células cancerígenas são imortais.





4) Potencial replicativo ilimitado
Células normais:
Possuem um sistema que permite às células senescentes morrer por apoptose. Existe um número médio de duplicações celulares que uma célula passa antes de morrer. Esse sistema consiste no encurtamento dos telómeros (para mais detalhes sobre os telómeros clica aqui: A fonte da juventude)
Células cancerígenas:
Os telómeros deste tipo de células não sofrem encurtamento devido à ação da telomerase. Assim não é ativada a senescência celular.

5) Angiogénese e formação de novos vasos sanguíneos
Células normais:
Os vasos sanguíneos conduzem oxigénio e nutrientes às células. A sua disposição no organismo sofre poucas alterações num adulto normal.
Células cancerígenas:
Uma célula cancerígena é capaz de induzir o crescimento de novos vasos sanguíneos conferindo subsistência às novas células formadas a qualquer altura do ciclo celular.



6) Invasão e metástese
Células normais:
É pouco provável que se encontre uma célula normal a migrar pelo sangue. Este tipo de células mantém a sua localização.
Células cancerígenas:
Estas células podem ser levadas pela rede vascular de uma localização anatómica para outra, promovendo a formação de tumores em mais do que um sítio específico do organismo. Devido à destruição mecânica por parte dos leucócitos apenas 1 em cada 10000 células cancerígenas sobrevive.



7) Reprogramação do metabolismo energético
Células normais:
Utilizam-se de uma via metabólica morosa mas economicamente rentável – Respiração aeróbia.
Células cancerígenas:
A biossíntese (formação de moléculas úteis ao crescimento) de uma célula cancerosa é acelerada, assim uma célula cancerosa recorre-se apenas da glicólise aeróbica para produzir energia, uma via metabólica que apesar de pouco rentável em termos de energia, é mais rápida e permite à célula obter energia numa menor fração de tempo. É de notar que a dimensão da célula cancerígena é bem mais pequena que uma célula normal pois assim que uma célula acaba de se multiplicar, uma nova divisão celular começa em bastante pouco tempo.

8) Evitar a destruição imunológica
Células normais:
Normalmente o sistema imunitário seria capaz de reconhecer células defeituosas, eliminando-as. No entanto, isto não acontece sempre.
Células cancerígenas:
Os linfócitos e células imunitárias podem não reconhecer as células cancerígenas como defeituosas. As células cancerígenas interferem com o sistema imunitário e não são destruídas como era de esperar.



9) Instabilidade genómica e propensão às mutações
Células normais:
Durante a replicação do DNA podem ser encontrados erros. O mecanismo de reparação de erros pode corrigir esse erro evitando que a célula morra. Entretanto, se o mecanismo de reparação de erros falhar e a célula detetar o seu erro irá iniciar um mecanismo de morte celular programada.
Espera-se que todas as células somáticas de um mesmo organismo tenham o mesmo número de cromossomas e que as variações génicas ou cromossómicas sejam desprezíveis em termos comparativos. (A)
Células cancerígenas:
Em diferentes células de um mesmo individuo existem diferentes números de cromossomas e é possível encontrar bastantes mutações na vastidão do seu genoma, isto porque o mecanismo de reparação de erros não é eficiente em células cancerígenas e a morte celular não é iniciada: O genoma de uma célula cancerígena é frágil. (B)




10) Inflamação
Células normais:
Existe solução fisiológica para responder à inflamação, nomeadamente pelo sistema imunitário.
Células cancerígenas:
Têm potencial inflamatório ao produzir substâncias que as perpetuam e que permitem Angiogénese e a sua metástese.

Espero que tenha sido útil. Se quiserem consultar o artigo que me baseei para escrever o post, é só ver nas referências abaixo.

Peace out, 
André Gabriel

Referências:
Artigo de Revisão: 
Hanahan, Douglas; Weinberg, Robert A. (2011) Hallmarks of Cancer: The Next Generation, Cell 144, Elsevier Inc. 646 - 674

Sem comentários:

Enviar um comentário