quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Auto-reflexão - Distância

Como será que podemos classificar a distância? No dia-a-dia somos confrontados com expressões como “amor à distância”, “ensino à distância”, “eles estão tão longe agora!”; pela física sabemos que é uma unidade de medida dada pelo produto entre a velocidade e o espaço temporal, mas como podemos de facto classificar a distância?
A verdade é que a distância às vezes pode não vir em metros ou em quilómetros… No ponto de vista psicológico, por vezes pode vir em horas, dias, meses… E parecendo que não, a cada dia que passa, ora ficamos mais perto de alguém, ora nos afastamos mais de alguém… Dizem que a esperança média de vida de uma amizade é 7 anos, no entanto existem amizades que não se perdem com o tempo e com a distância (no verdadeiro sentido da palavra). Uma amizade deveria perdurar e sobreviver o obstáculo do tempo e da distância… e do silêncio... Se algo tenta quebrar uma amizade, só os verdadeiros laços criados entre as pessoas (todos os momentos que passaram juntos e o seu efeito no futuro) podem firmá-la.
Por vezes, o silêncio não é sinónimo de distanciamento, nem tão pouco sinónimo de falta de dedicação, a verdade é que é difícil conciliar os novos obstáculos que a vida nos traz com as pessoas que fazem parte da nossa vida; não é que não tenham um lugar no nosso pensamento, mas simplesmente não é tao fácil marcar eventos ou encontros quando a vida toma outro rumo.
Saibamos, sim, dar valor aos bons momentos que já passámos e que não seja a distância nem o tempo a pôr um ponto final na nossa amizade, pois se um dia nos voltarmos a ver vamos continuar a ser amigos, irmãos; e tudo o que nós passámos continuará a fazer parte da nossa História. Se alguém pensa que deixei de comunicar por falta de interesse ou até mesmo de amizade, desengane-se… O Eu que tu conheceste é o mesmo Eu que ainda hoje sou. Se as circunstâncias me impedem de continuar a estar nalgum certo sítio, não é isso que nos deve separar como amigos.
Se, pela minha parte, a falta de palavras te tem feito sentir que não desejo manter a nossa amizade, olha, diz-me qualquer coisa, se calhar é hora de rever bons e grandes amigos. :)

André





4 comentários: