segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vitamina C e Escorbuto


Canto V, Estâncias 81 e 82
E foi, que de doença crua e feia
A mais que eu nunca vi, desempararam
Muitos a vida, e em terra estranha e alheia
Os ossos para sempre sepultaram.
Quem haverá que sem ver o creia?
Que tão disformemente ali lhe incharam
As gengivas na boca, que crescia
A carne, e juntamente apodrecia.

Apodrecia, cum fétido e bruto
Cheiro, que o ar vizinho inficionava
Não tínhamos ali médico astuto,
Sururgião sutil menos se achava;
Mas qualquer neste ofício pouco instruto
Pela carne já podre assi cortava,
Como se fora morta, e bem convinha,
Pois que morto ficava quem a tinha.
Luís Vaz de Camões, em Os Lusíadas



Vitamina C - fonte de saúde:

A vitamina C é uma vitamina abundante no reino vegetal, no entanto também pode ser encontrada nos rins, fígado e leite de alguns mamíferos (não primatas e não cobaias).
Esta vitamina é importante na formação do sistema nervoso, síntese de hormonas, atua como antioxidante, acelera a absorção do ferro no intestino delgado, evita os depósitos de colesterol na paredes dos vasos sanguíneos, evita a osteoporose, fixando o cálcio e ainda permite a síntese de colagénio.



Colagénio - A cola da vida
O colagénio pertence ao grupo de proteínas animais mais abundantes no planeta. Está presente no tecido conjuntivo, existindo de vários tipos (do tipo I ao XI), a constituir o ser humano. O colagénio tipo I corresponde a 90% de todo o organismo dos mamíferos. Está presente em tendões e ossos na sua maioria.

A sua síntese é iniciada em células denominadas fibroblastos, mas também ocorre em odontoblastos e osteoblastos. O colagénio forma fibras grossas e resistentes (eg evitando que a pele rasgue se esticada). Se sujeitarmos o colagénio a tratamentos com calor ou ácidos, este adquire propriedades colantes e é daí que deriva o seu nome.



Fibroblastos, células produtoras de colagénio


Síntese do colagénio - A vitamina C mostra-nos do que é capaz:

A síntese do colagénio ocorre na presença de várias enzimas numa enorme sucessão de etapas, como está descrito na figura.

Durante a sua formação são necessárias duas enzimas dependentes da Vitamina C.

A vitamina C funciona como co-factor (uma espécie de ativador) das enzimas prolil-hidroxilase e lisil-hidroxilase, duas enzimas que catalisam a hidroxilação dos resíduos prolil e lisil para formar a molécula de pro-colagénio. Estas modificações são importantes pois permitem lançar o pro-colagénio para o espaço intersticial (exterior da célula), levando à estabilização e maturação da molécula no tecido conjuntivo.



Escorbuto - carência de vitamina C:

Caso a vitamina C não esteja presente, os fibroblastos do individuo não conseguirão realizar as reações de hidroxilação que irão formar o colagénio e, como tal, surgem doenças como o escorbuto. Esta doença é resultante do enfraquecimento das estruturas de colagénio no tecido conjuntivo.

Os sintomas da pessoa irão caraterizar-se em hemorragias subcutâneas, não cicatrização de feridas, formação de edemas (inchaços), anemia (diminuição do transporte de O2), enfraquecimento capilar, dores vigorosas nas articulações, gengivas inflamadas e esponjosas com desorganização e perda dos dentes, todos devidos à degeneração generalizada do tecido conjuntivo.



Será que a ingestão de produtos ricos em colagénio permite evitar o escorbuto?

A gelatina, por exemplo, é um alimento à base de colagénio. 

Durante o processo digestivo, essa proteína é reduzida a aminoácidos ou péptidos inferiores, que serão absorvidos pelas células intestinais e levados até ao fígado onde serão produzidas outras proteínas que o organismo necessita no determinado momento, inclusivamente colagénio. No entanto, não é a ingestão de gelatina ou alimentos ricos em colagénio que vai permitir que o teor de colagénio seja restabelecido no tecido conjuntivo. Esta irá fornecer os aminoácidos necessários à sua síntese e à síntese de outras proteínas.

No entanto, para que haja uma maior disponibilidade de colagénio (ou qualquer outra proteína) é necessário que a via metabólica do colagénio esteja ativa. E é a vitamina C que, (neste caso), irá contribuir para a sua síntese.



Post scriptum:

Indicações:

- DDR = 60 mg de vitamina C (adulto médio)

- De extrema importância para atletas de alta competição, fumadores e grávidas.

- A vitamina C pode ser encontrada nos seguintes alimentos: banana, batata, salsa, acerola, frutas cítricas, fígado bovino/suíno/aviário, pepino, ervilha, cenoura, couve-flor, brócolos, uvas, melancia, framboesas, agrião, salsinha, maçã, manga, couve, beringela, melão, pimentos e pimentões, tomate e outros.

Boa alimentação,
André Gabriel


Para leres o post acerca das vitaminas clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário