segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vitaminas - uma pequena introdução

As vitaminas foram por muito tempo consideradas compostos vitais com grupo Amina (-NH2) (Funk, Casimir, 1912). No entanto, foram descobertas bastantes vitaminas desaminadas. Assim, a característica que define uma vitamina é a sua essencialidade no metabolismo dos seres vivos, servindo como coenzimas/co-factores de enzimas (proteínas que aceleram a velocidade das reações químicas do nosso metabolismo).

Podemos subdividir as vitaminas em 2 grupos:
- As hidrossolúveis (como é o caso das vitaminas do complexo B, a vitamina C e a P), são todas as vitaminas solúveis na água. São absorvidas no intestino e transportadas pelo sistema circulatório até atingirem os tecidos. Doses excessivas destas vitaminas muito dificilmente se tornam tóxicas, uma vez que a sua absorção é mais precária, sendo facilmente excretadas pelos rins. Podem eventualmente alterar o equilíbrio ácido-base do sangue.

- As lipossolúveis (vitaminas K, A, D e E), são todas aquelas vitaminas solúveis em lípidos/compostos orgânicos que os transportam. Normalmente estão retidas no tecido conjuntivo adiposo (cujas células são ricas em lípidos). A sua afinidade com os lípidos facilita a sua absorção através da pele, mãos, pulmões, intestino delgado e estômago. São mais dificilmente excretadas do que as vitaminas hidrossolúveis e como são mais suscetíveis de reabsorção, podem acumular-se excessivamente no organismo.

(clique na imagem para ampliar)


A ingestão de vitaminas hidrossolúveis (B, C e P) é a mais importante pois não possuímos capacidade de as reter no nosso organismo.


No caso de não se encontrar uma determinada vitamina no organismo, a enzima que depende dela não funciona, e a via metabólica associada a essa enzima é interrompida - avitaminoses.

Para ler mais sobre o escorbuto e a deficiência em vitamina C clica aqui.

Quadro de vitaminas retirado de sobiologia.com.br; com supressões

Peace out, André Gabriel

3 comentários:

  1. Desconhecia que a batata tinha vitamina c...As coisas que aprendemos... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e se for comida com pele, uma única batata pode chegar a ter 25-30 mg de Vitamina C (sendo que a DDR (vit.C) = 60 mg)

      Eliminar